Diante da facilidade e das muitas opções de financiamento de imóveis, inclusive aqueles de cunho popular promovidos pelo governo, muita gente anda preferindo comprar um apartamento a ter que pagar valores de aluguéis cada vez mais altos. Por se tratar de um alto investimento, vale pesquisar muito, comparando todas as opções e levando em conta uma série de itens importantes em um condomínio de apartamentos. Fuja das dores de cabeça e confira quatro dicas sobre o que prestar atenção na hora de comprar um apartamento em condomínio!
Regras
Como não se trata de uma transação temporária e relativamente fácil de ser “desfeita”, como um aluguel, é imprescindível procurar conhecer o regulamento que rege a administração e convivência do condomínio. Esse tipo de análise é muito importante, pois se houver alguma determinação (ou falta dela) que o incomode, problemas surgirão. Já pensou se o condomínio não aceita seu tão amado pet? E se a área de lazer ou churrasqueira tiver tantas restrições para utilização que perderia toda a graça para você, que adora uma festa? O inverso também vale: caso você goste de silêncio e o condomínio não disponha de regras sobre festas e música alta, é sinal de sofrimento.
Não deixe também de verificar se o condomínio está devidamente registrado nos órgãos legais, se tem CNPJ, comissões e agenda de assembleias.
Portaria e zeladoria
O aumento da criminalidade nos grandes centros transformou a segurança em item mais do que essencial na hora de procurar onde morar. Condomínios de apartamentos são geralmente mais seguros, mas há casos de arrastões e outros incidentes que ninguém gostaria de vivenciar ou lembrar. Então, verifique se o condomínio onde você está pesquisando apartamento para comprar possui portaria, interfones e a presença de funcionários 24 horas cuidando da entrada e saída de veículos e pessoas. Válido também aproveitar e avaliar as condições de segurança da portaria, com relação a equipamentos e procedimentos.
Vagas na garagem
Depois de festas e barulho, garagem é o segundo item que mais traz problemas e desentendimentos entre condôminos. Tudo tem que estar devidamente registrado e documentado: quantas são e onde são as vagas de cada apartamento, como foram definidas, dentre outras peculiaridades. Se você possui carros grandes, preste atenção ao tamanho das vagas e no espaço disponível para manobras. Alguns condomínios de padrão um pouco mais elevado possuem manobristas, o que é um ótimo diferencial a ser buscado.
Hidrômetro individual
Não são todos os prédios que possuem medição e cobrança individual do consumo de água – em muitos casos, a adaptação do sistema antigo é cara e trabalhosa. No entanto, alguns condomínios mais novos já têm o sistema, que é um grande diferencial, pois a economia no consumo é garantida, além de ser uma cobrança mais justa.
Vale salientar que, além dessas dicas, é necessário atentar para outros aspectos do tipo de imóvel, como localização, potencial de valorização ou desvalorização, dentre outros.
Se você já “botou a mão na massa” e começou a pesquisar, que tal compartilhar sua experiência conosco? Quais foram as maiores dificuldades? Use os comentários!