A região do Barreiro é a segunda mais movimentada da grande Belo Horizonte. Por ser uma região de fácil acesso e com uma grande concentração de comércio e indústrias, o Barreiro tem sido um bairro bastante procurado por famílias e profissionais que buscam um estilo de vida mais tranquilo.
Conheça um pouco mais sobre esta tradicional região de Belo Horizonte, onde a tranquilidade e a vida pacata similar a de uma cidade do interior se mistura à praticidade de se viver perto de uma grande capital.
Localização e fácil acesso
Com 53 km² de extensão, a região do Barreiro está localizada a cerca de 15 km do centro da Capital e tem acesso privilegiado através da Avenida Amazonas, Avenida Tereza Cristina e do Anel Rodoviário. Além disso, há mais de 30 linhas que realizam o transporte público da região e conectam o Barreiro à parte central de Belo Horizonte e demais regiões, como as estações do BH Bus Barreiro e da Estação Diamante, além das estações do MOVE implantadas em 2014.
Infraestrutura
Um dos pontos positivos de se viver no Barreiro é a infraestrutura, não só comercial, mas de educação, indústria e serviços públicos. Além da facilidade de rapidamente se estar no centro de Belo Horizonte, a região do Barreiro possui um forte comércio varejista e atacadista, boas escolas públicas e privadas, faculdades, prestadores de serviços variados, bares, restaurantes, casas noturnas e opções de lazer. Por estar perto da cidade de Contagem, indústrias de diversos segmentos optam por se instalar no Barreiro e aproveitam do fácil acesso à BR-040 pelo Anel Rodoviário para o constante transporte de cargas que trafega nos arredores da região.
A infraestrutura de saúde também é bem organizada na região, com diversos hospitais, postos de saúde e conta, inclusive, com um Centro de Promoção de Saúde da UNIMED.
O Via Shopping Barreiro é o principal centro comercial da região e vem passando por um processo de expansão iniciado em 2014. Além de renomadas lojas de calçados, vestuário, beleza e utilidades para o lar, o shopping conta com uma praça de alimentação que traz redes como Subway, Burger King e Spoletto, e também cinco salas de cinema que exibem, inclusive, os últimos lançamentos disponibilizados em 3D.
Áreas verdes
Para os que procuram atividades ao ar livre há o Parque Roberto Burle Marx, mais conhecido como Parque das Águas, localizado na Avenida Ximango, além do belo Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, que está entre os três maiores parques ecológicos em áreas urbanas do Brasil.
Para os que não estão familiarizados com o local, o Parque abriga a nascente do Ribeirão Arrudas, além de seis mananciais de água que são os responsáveis por abastecer grande parte da região central e metropolitana de Belo Horizonte.
Além destes, a Prefeitura mantêm outros dois parques com bastante área verde à disposição da população, com equipamentos de esporte ao ar livre e prática de atividades recreativas, são eles: o Parque Teixeira Dias e o Parque Vila Pinho, ambos localizados no bairro Flávio Marques Lisboa.
Cultura e Esporte
Já para os que buscam opções culturais, a região possui três centros de cultura, o Urucaia, o Lindéia, Regina e o Vila Santa Rita. Todos estes possuem uma programação constante de atividades e oficinas para todas as idades, explorando diversas formas de artes, além de bibliotecas com volumes de livros e revistas à disposição da população.
Os amantes do esporte contam com dois centros esportivos com quadras de vôlei e campos de futebol, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos moradores da região. Outro centro esportivo está construído no Vale do Jatobá, que pretende expandir a cultura esportiva para as demais áreas da região.
Preço dos imóveis
Como o Barreiro é uma região em constante processo de valorização imobiliária, o preço dos imóveis, tanto para compra quanto para locação, são muito mais em conta do que os imóveis localizados na região centro-sul de Belo Horizonte. É possível adquirir apartamentos novos de 3 quartos com suíte e vaga de garagem por quase um terço do valor de um imóvel similar localizado em Belo Horizonte.
Por isso a aquisição de um imóvel na região pode ser uma boa fonte de investimento! E você, está pensando em se mudar para o Barreiro? Sinta-se à vontade para comentar!