Independência e liberdade são os principais brados de um grupo de pessoas cada vez mais numeroso e paparicado pelo mercado: os solteiros. Se você é um deles, com certeza tem apreço especial pela ideia de morar sozinho, ter o seu próprio canto (na maioria das vezes, um apartamento) e organizá-lo do jeito e com as coisas que você mais gosta – além de ficar sossegado com suas manias, é claro. Que tal então descobrir o que não pode faltar no apartamento de uma pessoa solteira?
Paredes abaixo
Solteiros raramente precisam de mais do que quarto, sala, cozinha e banheiro em seus apartamentos, que têm geralmente entre 50m² e 70m². Com tão pouco espaço, entram em cena os ambientes conjugados: quartos que também são sala, salas que se comunicam com a cozinha, entre outras soluções. A “divisão” entre os espaços fica a cargo de meias-paredes ou balcões, que podem vir a ser totalmente funcionais e transformados em mesas e aparadores. Outra ideia bem bacana é dividir o espaço com estantes vazadas, aproveitando ainda mais os espaços.
Nada de chão sujo
Falta de tempo para fazer aquela faxina no apartamento é um dos grandes dramas da vida dos solteiros, uma vez que, por viverem sozinhos, estão geralmente fora de casa, na companhia de outras pessoas. Por isso, é interessante que os revestimentos do imóvel, como azulejos, pisos e demais superfícies sejam feitas de materiais de fácil limpeza e que não acumulem muita sujeira. Porcelanatos no piso, por exemplo, são uma solução bastante funcional, que conferem praticidade e são muito bonitos.
Sensação de maior espaço
Conforme já comentamos acima, os espaços em um apartamento de solteiro são bastante limitados – principalmente quando falamos em salas e livings, que geralmente recebem visitas. Nesses casos, a velha ideia do espelho para dar aquela sensação de maior espaço é totalmente válida! Além disso, instalar portas grandes e “de correr” no lugar das portas comuns faz uma grande diferença, uma vez que se ganha o espaço por onde a porta comum passaria ao abrir.
Móveis multifuncionais
Pouco espaço significa poucos móveis, o que obriga o solteiro a buscar comodidade em peças que servem para mais de uma coisa, ou são extensíveis, como aquelas mesas que se dobram, sofás-cama, dentre outros. Abuse também dos banquinhos – eles servem tanto para sentar como para apoiar objetos – e das estantes e prateleiras, tendendo sempre à verticalização e usando todos os espaços “mortos” possíveis nas paredes.
E as visitas?
O solteiro que vive sozinho em um apartamento não é necessariamente uma pessoa solitária e deve receber muitos amigos em casa, em visitas corriqueiras e eventos programados. Por isso, é bom dar uma caprichada no visual do apartamento. Aproveite os cantinhos e coloque uma mesinha com um belo abajur ou luminária e enfeite as paredes com quadros e pôsteres, tudo bem de acordo com o seu estilo.
Hora de dar voz aos solteiros de plantão! Mora sozinho? Como é a experiência, e quais as soluções que você encontrou para deixar seu canto bem confortável, funcional e com a sua cara? Comente conosco!