O financiamento na Caixa é a principal forma que muitos brasileiros encontraram para sair do aluguel. Apesar de simples, para conseguir a aprovação de crédito é importante que o comprador atenda aos requisitos do banco, sendo necessário se planejar e ter cautela para fazer um bom negócio.
Está interessado em financiar o imóvel? Confira este artigo para sanar suas dúvidas e indicar o caminho mais seguro para isso:
Planejamento é a chave
O prazo para o financiamento na Caixa pode ser de até 35 anos, dependendo do valor, das possibilidades de pagamento e das preferências do comprador. Alguns acreditam ser um tempo extenso e, por essa razão, a família não pode comprometer mais do que 30% da renda bruta.
Isso porque, além da prestação, é preciso arcar com outras despesas e alguns imprevistos podem ocorrer. O ideal é fazer a simulação de crédito. Lá, você poderá informar qual valor da entrada, qual o valor aproximado do imóvel e saberá o valor de cada prestação até o fim do financiamento na Caixa.
Dessa forma, é possível se programar e evitar sustos. Lembre-se que será necessário arcar com seguro contra danos físicos e contra morte ou invalidez permanente do mutuário, impostos como ITBI e registro do imóvel no cartório, que são obrigatórios.
Quite as dívidas antes de tentar o financiamento na Caixa
Basicamente, quem tem restrições no crédito, como o nome incluso nos órgãos de proteção ao crédito, não pode financiar um imóvel. Além disso, quando a Caixa avalia o comprometimento da renda do cliente candidato à compra da casa própria, leva em consideração outros financiamentos.
Pode ser o veículo e outros bens de consumos que ainda estejam sendo pagos (ou que foram deixados de lado) e foram inclusos no cadastro único do Banco Central. Há situações em que os candidatos a mutuário tiveram de quitar o financiamento do veículo para dar entrada no do imóvel, pois não tinham a proposta aceita.
Providencie a documentação com antecedência
Em um primeiro momento, o cliente precisará entregar as cópias e apresentar os documentos de identificação (RG e CPF do titular e cônjuge, se for o caso), comprovantes de rendas (contra-cheque, declaração de imposto de renda, se declarante, e extratos bancários) e comprovante de residência atual. Mesmo autônomos podem financiar, desde que apresentem o contrato de prestação de serviços, recibos de pagamentos realizados, declaração do Imposto de Renda, declaração do sindicato da categoria ou Decore — Declaração Comprobatória de Recepção de Rendimentos, feita por contador.
Pesquise bem o imóvel
Quais as características que procura em um imóvel? É importante que ele atenda às suas necessidades, apresente uma boa localização e esteja em boas condições.
Se for um imóvel novo, avalie a situação da construtora, veja a opinião de outros compradores e se eles recomendam. A pesquisa é importante para evitar perda de tempo na avaliação por parte dos engenheiros da Caixa, que verificam todas as condições do imóvel e, assim, a proposta de financiamento na Caixa será aceita com mais facilidade.
Se for necessário, procure a ajuda de um profissional que auxiliará na proposta e na reunião dos documentos necessários. Também conte com uma incorporadora e construtora com boa reputação, a exemplo da Precon Engenharia, reconhecida pela qualidade de seus produtos e credibilidade nos serviços prestados na construção civil.
Resolvemos a sua dúvida? Caso não a tenhamos esclarecido, conte-a para nós neste post!