Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

14 nov 2014

O verão está chegando com tudo e com ele vem aquele intenso calor que nos derrete anualmente nesta estação. O Brasil é um país de clima tropical e conhecido mundialmente por suas paisagens de sol e mar, porém, para quem está trabalhando, essa temperatura pode ser muito incômoda e pouco produtiva. Aparelhos de ar-condicionado e ventiladores eficazes estão cada vez mais populares, mas seu uso constante aumenta consideravelmente a despesa com luz e muitas vezes não resolve o problema da maneira que gostaríamos.

No entanto, existem algumas mudanças que você pode fazer para sua residência ficar mais fresca, em uma temperatura agradável, e menos dependente de aparelhagem elétrica. Quer descobrir quais são elas? Confira no texto a seguir:

Troque as lâmpadas

Esse é o primeiro passo para quem deseja um lar mais fresquinho. Se a sensação térmica já é das mais quentes imagina quando você deixa o ambiente produzindo ainda mais calor? Pois é, para produzir luz as lâmpadas amarelas ou incandescentes, como o próprio nome já diz, produzem também calor. Já os modelos de LED ou fluorescentes fazem isso de maneira fria, sem ter o filamento incandescente. Elas são mais caras, mas são mais econômicas, gastam menos energia, duram mais tempo e não esquentam.

Opte por tecidos leves para a decoração da casa

Quando suas cortinas ou o revestimento do seu sofá for de um tecido pesado e quente, você obviamente sentirá mais calor. Nesse caso, cubra o sofá com um material mais leve como algodão ou seda. Tecidos como veludo e couro geralmente não absorvem calor e fazem você suar muito mais, exigindo o uso de ventilador ou ar-condicionado.

Quanto mais branco, melhor

Essa regra vale tanto para pintura das paredes quanto para os objetos. Itens brancos refletem a luz ao invés de absorvê-la. Eles por si só não irão refrescar o ambiente, mas vão evitar que o lugar se aqueça ainda mais.

Evite a entrada de luz direta

Nas janelas onde o sol incide diretamente é importante você fechar o blecaute. Melhor ainda se a parte virada para fora da cortina for branca, pois não se formará calor e a luz será refletida. Para as paredes de vidro, outra solução é colar uma película reflexiva, daquelas mesmas usadas em carros. Já onde não há insolação direta, uma boa ideia é refrescar o ar que entra: coloque um lençol úmido e claro na janela mantendo-a aberta. Quando o vento passar, o tecido é resfriado, levando essa brisa mais fresca adiante.

Use um espelho d’água

Espalhar bacias ou baldes pela casa realmente funciona. A água, ao evaporar, torna o ar mais úmido e deixa sua respiração mais confortável. Só é preciso cuidado para não transformar esses locais em criadouros de mosquitos: troque tudo diariamente.

Tenha um cantinho verde

Plantas dentro de casa ajudam a abaixar a temperatura. Quando você regar as plantas elas vão transpirar o excesso de água, deixando o ambiente mais fresco. Você pode adotar uma área verde na sua casa, em varandas, sacadas, ou jardim de inverno, ou mesmo utilizar apenas vasos, vai depender do que você preferir.

Com essas dicas sua casa pode ficar mais fresquinha de maneira econômica e eficaz. São atividades simples de fazer, mas que vão diminuir a temperatura e te ajudar a economizar na conta de luz no fim do mês!

E você, já adota alguma dessas dicas? Compartilhe com a gente o que você faz para deixar sua casa mais agradável no verão!

CTA_Compra-01

Posts Relacionados