Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

13 Maio 2015

As possibilidades para quem quer ter um jardim em casa hoje em dia vão muito além do tradicional quintal. Espaços pequenos como os apartamentos contam hoje com uma gama criativa de opções para trazer o verde para os interiores.

Os jardins internos, além de deixarem a casa mais bonita, são ótimos para a saúde, pois as plantas agem purificando o ar. Para instalar um jardim dentro do apartamento, é preciso que o ambiente seja de uso moderado como salas, varandas e vãos. Desta forma, a melhor solução é espalhá-los pelos cômodos sociais, dando mais vida a casa e valorizando a decoração.

Vamos conferir medidas e dicas para fazer um lindo jardim em seu apartamento?

Invista em painéis e soluções verticais

O jardim vertical é uma das possibilidades mais exploradas atualmente. Sem interferir na circulação, eles decoram e são super práticos. As opções mais fáceis são os vasos suspensos, presos por cabos de aço ou correntes.

Os painéis ficam bem em corredores, salas e varandas e podem ser colocados nos lugares de quadros. Alguns deles são feitos até com molduras de madeira, estruturados com ferro e abastecidos de fibra de coco para fixar as plantas.

Nas paredes, a combinação de cruzetas e cachepot fica um charme, tendo também a opção de utilizar blocos de concreto. Estruturas de metal, aço, placas de fibra de coco e mdf são materiais que podem ser utilizados para projetar os painéis, possibilitando diversas harmonizações e estilos.

Saiba as espécies adequadas ao jardim interno

Para que o jardim dentro de casa dê certo, ele deve ser composto por espécies adequadas ao tipo de ventilação e luminosidade do imóvel. Esqueça as plantas de grande porte ou aquelas com uma necessidade muito grande de sol.

Algumas pequenas árvores frutíferas costumam se dar bem neste tipo de ambiente tais  como a pitangueira, para sombras, a jabuticabeira e a romãzeira para os locais mais iluminados.

Plantas aromáticas como o jasmim e a lavanda também se adaptam muito bem a esses ambientes. As palmeiras, samambaias, chifre-de-veado, bromélias e orquídeas são ótimas opções que trazem beleza com muito bom gosto e praticidade.

Renove sua feira com uma horta dentro de casa

Já pensou em colher morangos em casa? Pois esta é uma realidade muito possível. Espécies como o alecrim, manjerona, pimenta, tomilho, sálvia, cebolinha, manjericão e hortelã conseguem se desenvolver bem em vasos e ficam super bem em ambientes verticais.

Além de um toque fresco na comida, as ervas deixam o ar mais cheiroso.

Fique atento aos principais cuidados

Para a planta poder respirar, o recipiente em que está precisa ser furado em baixo, para deixar a água escorrer. Caso não tenha furos, a planta deve ser armazenada dentro de seu próprio vaso de plástico.

O prato protege o piso e bancadas onde a planta estiver, mas o excesso de água deve ser trocado constantemente para evitar a propagação da dengue. Os espaços que vão receber os seixos e as fibras de coco devem receber tratamento de impermeabilização para não danificar os pisos e paredes.

Não há mais desculpa para deixar de ter um jardim em casa! Siga as nossas dicas, invista em um bom paisagismo e venha contar para gente depois como ficou! Continue aqui no blog, lendo mais dicas e novidades de decoração!

 Ebbok_decorar-02

Posts Relacionados