O home office é uma tendência crescente no mercado corporativo. Grandes empresas dos mais variados setores como Philips, Netflix, Gol, IBM já adotam esse esquema de trabalho. Além dessas, organizações de médio porte no Brasil também têm se mostrado abertas a flexibilizar a tradicional jornada de trabalho, em busca de redução de custos.
Como tudo na vida, essa modalidade de trabalho tem seus prós e contras. A flexibilidade de horários está entre os pontos favoráveis. Não precisar se deslocar diariamente até a empresa, muitas vezes em horários de pico, também é um ganho em qualidade de vida. No entanto, a queda de produtividade é algo que costuma acontecer quando se trabalha em casa, devido aos variados estímulos que uma residência oferece e que podem distrair a pessoa demais.
Se você trabalha nesse esquema ou pensa em adotá-lo, precisa criar um ambiente que propicie conforto, praticidade e que, acima de tudo, privilegie a sua produtividade. Veja abaixo algumas dicas.
Menos é mais
Muitas pessoas, quando vão montar um escritório em casa, empolgam-se demais e tentam criar um ambiente totalmente diferente dos outros. Só que é importante não ousar demais. Móveis cheios de curvas, saídos diretamente das revistas de decoração, podem não ser funcionais. Da mesma forma, cadeiras com design inovador podem não ser tão boas para a ergonomia. Lembre-se que o excesso de estímulos visuais pode te desconcentrar.
Atenção à ergonomia
A ergonomia envolve o estudo da relação das pessoas com os ambientes em que estão. No mundo corporativo, esse campo de conhecimento é utilizado para evitar os males causados pela jornada de trabalho no corpo humano. Na hora de montar o seu ambiente home office, fique atento, por exemplo, ao ajuste da cadeira. Ela deve estar posicionada em uma altura que permita que os pés fiquem apoiados no chão ou em um descanso para pés. Na hora de digitar, seu antebraço deve ficar em posição paralela ao chão. Em relação ao monitor, coloque-se em uma posição que permita a inteira visualização, sem a necessidade de movimentar muito a cabeça.
Deixe a luz do sol entrar
Que tal alocar a sua mesa de trabalho perto de uma janela? O sol é bom para a saúde e ainda te ajuda a se manter acordado e atento. Se a sua janela der para uma vista bonita, melhor ainda, pois você terá uma paisagem bonita para contemplar nos intervalos da jornada de trabalho. Fora isso, a luz natural pode evitar a necessidade de ficar com a luz acesa nos momentos do dia com mais sol, o que é bom para economizar energia elétrica.
Para apartamentos compactos
Se você mora em um apartamento de tamanho reduzido, certamente ficará difícil e caro fazer alguma obra para a criação do seu espaço de trabalho. Em vez disso, utilize biombos. Esse tipo de divisória pode dividir um cômodo em dois de uma forma bem prática e econômica.
Espaço para descanso
Por fim, é preciso pensar também nos seus momentos de relaxamento. Caso você tenha espaço no seu escritório, invista em uma poltrona confortável para você recarregar as energias nos intervalos da jornada de trabalho. Uma planta ao lado fica super bonito e dá um ar mais aconchegante e humano ao ambiente. Se você não tem um espaço suficiente para isso, que tal uma rede? Ela pode ser recolhida a qualquer momento e é bem confortável.
Gostou das nossas dicas? Compartilhe com os amigos nas redes sociais!