O sonho da casa própria nunca foi tão real para os brasileiros. Com o crescimento do crédito imobiliário e a estabilização da economia do país, cada dia mais brasileiros estão largando o aluguel e se mudando para o tão sonhado lar, doce, lar. Mas para que o sonho não vire pesadelo é preciso ter bastante cautela na hora da compra.
Por ser um investimento alto, avaliar cada detalhe do imóvel e escolher a melhor opção de financiamento é fundamental e pode fazer uma grande diferença no valor total que será investido. Para te ajudar, fizemos um guia com as principais informações para quem está pensando em comprar um apartamento para chamar de seu.
Pesquise bastante antes de escolher o imóvel
Se você está disposto a encontrar a casa ou apartamento dos sonhos, prepare-se para visitar muitos imóveis antes de achar o seu. Além de avaliar a localização e os detalhes do condomínio, faça uma vistoria detalhada em todos os cômodos e observe o estado de cada ambiente, armários, torneiras, iluminação, pisos, gessos etc. Pense também se a quantidade de dormitórios e se a própria localização suprirá não só as suas demandas imediatas, como também as de médio e longo prazo (se estiver pensando em ter um filho em breve, por exemplo, talvez um quarto e sala não seja a melhor opção).
Também é importante pesquisar o preço do apartamento e ver se ele está de acordo com o mercado. Uma maneira de avaliar isso é procurar saber o valor dos imóveis à venda no mesmo condomínio, na mesma rua ou ainda em bairros semelhantes e com as mesmas características que o seu e comparar com o valor que lhe está sendo oferecido. Nesse momento, é importante ter paciência, estar preparado para procurar bastante e não fechar negócio antes de ter a certeza de que aquele é o apartamento perfeito para você.
Encontre a melhor taxa de juros
Agora que você já encontrou o imóvel dos sonhos, chegou a hora de trazê-lo para a realidade. Hoje em dia é possível encontrar inúmeras propostas de financiamento em praticamente todos os bancos, e com uma grande variação nas taxas de juros. Por isso, a regra de ouro ainda é pesquisar. As tributações variam de acordo com fatores como renda, valor total do imóvel e valor que será financiado. O programa de financiamento mais conhecido é o da Caixa, mas é importante pesquisar, fazer simulações e comparar os resultados de todos os outros bancos para encontrar a melhor proposta.
Mas atenção, além da taxa de juros é preciso ficar atento ao Custo Efetivo Total do Financiamento (CET). Esse percentual mostra o valor total do financiamento, incluindo não apenas as taxas de juros, como também as taxas administrativas e os tributos cobrados pelo banco. A maioria dos bancos possuem simuladores online que podem te ajudar nessa pesquisa, portanto, aproveite a ferramenta e veja o que é melhor para você.
Aprovação do financiamento
Com a melhor proposta de financiamento definida, chegou o momento de reunir toda a documentação e dar entrada no pagamento. Para fazer qualquer financiamento é preciso pagar um valor alto de entrada. Esse pagamento costuma ser de, no mínimo, 10% do valor total do imóvel e deve ser feito à vista. Caso você tenha trabalhado por pelo menos três anos com carteira assinada, poderá sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para usar nesse pagamento.
O gerente do banco escolhido para fazer o financiamento fará uma análise de crédito com base na sua renda, no valor do imóvel e na situação do seu nome (e do cônjuge) na praça. A partir dessa análise, do valor que você pretende dar de entrada e de quanto tempo você pretende quitar sua dívida, o financiamento será definido, assim como o valor das parcelas. Lembre-se que, além do valor da entrada e das parcelas, a compra de um imóvel inclui despesas como escritura e Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Intervivos (ITBI) para registrar a transação em cartório. Portanto, separe uma parte do dinheiro que você juntou (aproximadamente 3% do valor do imóvel) para quitar esses custos.
Agora que você já sabe por onde começar, escolha o apartamento dos seus sonhos e transforme-o em realidade! Gostou das nossas dicas? Não deixe de comentar!