O financiamento da Caixa se tornou uma das principais formas de obtenção da casa própria no Brasil. Isso, porque permitiu ao comprador utilizar recursos como o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e outras facilidades. Para se ter uma ideia, basta apresentar o comprovante de renda mensal e que tenha o valor mínimo para dar de entrada.
Mas, mesmo com o processo simplificado, é preciso ter cuidado para não cometer alguns deslizes que possam comprometer o seu sonho. Veja aqui quais os erros mais comuns no momento de fazer o financiamento da casa própria e como fugir deles:
Não planejar as contas para assumir o financiamento da Caixa
Antes de entrar de cabeça em um financiamento da Caixa, é importante fazer o planejamento financeiro que mostrará como está a situação do seu bolso e como o valor da prestação pode impactar a renda mensal da família. Assim, será possível se preparar melhor para pagar as parcelas e não se apertar com a dívida.
Nesses casos, o ideal é não comprometer mais do que 30% do orçamento familiar mensal para ter tranquilidade em todo o processo de compra. Lembre-se de que há sempre outras despesas além do pagamento da parcela, sem falar daquelas necessárias à manutenção da sua rotina. Se puder, tenha uma reserva para imprevistos durante o parcelamento.
Não saber como funciona o financiamento da Caixa
Outro erro comum cometido por quem financia um imóvel é não saber qual o tipo de financiamento, quais as taxas de juros praticados e como será feita a cobrança. Em alguns casos, há cobrança de prestações semestrais ou trimestrais, de acordo com o tipo de financiamento. Por essa razão, é importante saber tudo sobre o modelo de financiamento, tempo de contrato, juros e demais valores cobrados durante o período em que você vai pagar pelo bem.
Omitir informações a respeito de dívida ativa
Quem tem restrições nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, não pode financiar imóveis. Omitir informações a respeito de qualquer dívida ativa fará com que você perca o seu tempo, uma vez que isso vai causar atrasos para a liberação do financiamento da Caixa.
Portanto, antes de solicitar o financiamento, verifique se há algum impedimento junto ao banco. Se houver, quite as dívidas existentes para evitar problemas.
Demora na entrega de documentos
Esse é um erro mais comum do que se imagina e pode atrasar a liberação do financiamento. Para evitar a demora na entrega dos documentos, é importante separá-los assim que decidir financiar o imóvel.
Para evitar dúvidas e complicações, veja abaixo a relação dos principais documentos exigidos pela Caixa:
-
Documento de identidade (RG ou CNH do titular e cônjuge);
-
CPF;
-
Comprovante do endereço atual;
-
Cópia da declaração do imposto de renda (se for declarante);
-
Extrato do FGTS;
-
Comprovante de renda dos últimos meses.
Assumir parcelas maiores do que pode pagar
Lembra quando citamos o planejamento das contas? Ele servirá para saber quanto você poderá pagar por mês. Essa deve ser a principal preocupação, tendo em vista que o não pagamento pode acarretar na perda do bem.
Esse medo é tão comum que a própria Caixa desenvolveu um simulador para que o comprador possa saber exatamente o que pagará mensalmente até o fim do financiamento.
Clique aqui e saiba como começar a juntar dinheiro para comprar seu imóvel!
Gostou do conteúdo? Ainda tem dúvidas sobre o financiamento da Caixa? Deixe seu comentário aqui no blog e conte para nós!