Vivemos hoje em uma nova realidade em que a economia de água é extremamente necessária. O país que tem o privilégio de 12% da água potável do planeta, agora está em fase de estiagem. Segundo a Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), esse percentual é 42% superior ao da Europa, 25% maior do que os do continente africano e representa o dobro de todos os rios da Austrália e da Oceania.
A represa Cantareira, principal responsável em abastecer as cidades do estado de São Paulo, está abaixo do nível. Ajudar na recuperação do sistema parte de pequenas atitudes da população. Atos como lavar o carro a seco, varrer a calçada em vez de lavá-la, captar água da chuva e demorar menos no banho podem ajudar.
No post de hoje separamos alguma dicas de captação e economia de água para que você também contribua para amenizar a crise hídrica.
Captação de água da chuva
A utilização de cisternas é uma prática comum no nordeste brasileiro. A captação das águas fluviais, muitas vezes, realizada pelos telhados e calhas – interligadas por meio de tubulações até o reservatório –, auxilia em momentos de falta de água. Esta água pode ser consumida para fazer a limpeza da casa, como lavar roupa, o carro e regar canteiros e jardins. Para reduzir o número de resíduos das cisternas, faça o descarte do primeiro fluxo.
Outra prática bastante utilizada para economizar é adaptar uma caixa de água para fazer a captação da chuva. Para isso os telhados e a calha também podem ser utilizados. Mas atenção: assim como nas cisternas, é recomendado realizar o descarte do primeiro fluxo.
São projetos simples que possibilitarão, em dias de racionamento, mais tranquilidade e economia para toda família.
Greywater para economia de água
O reuso da água do banho (água cinza, greywater) pode proporcionar uma economia de água de até 30% no consumo de água potável de uma residência. Algumas casas, consideradas ecológicas, utilizam muito este sistema.
A água que sai pelo ralo é deslocada para um reservatório específico (recebendo alguns químicos que evitam o mau odor), que alimenta as descargas dos banheiros. A greywater pode também ser utilizada para regar jardins e fazer a higienização da casa.
Algumas ideias práticas
Que tal captar a água do banho de modo mais fácil? O designer Alberto Vasques, da Hungria, desenvolveu um sistema composto por quatro compartimentos que recolhe até 95% do volume da água que iria ralo a baixo. O projeto ainda não saiu do papel, mas pode ser utilizado como inspiração para alternativas de redução do consumo, como a ideia difundida pelo brasileiro Felipe Marx, no blog “Eu não desperdício”. Ele sugere acoplar a maquina de lavar um tonel para armazenar a água durante os processos de lavagem do eletrodoméstico.
O importante sempre é ter consciência e começar a tomar algumas iniciativas que vão ajudar na economia de água! E você, já pensou em programar algum destes projetos na sua casa? O que tem feito para diminuir o consumo deste bem tão precioso? Compartilhe com a gente também as suas ideias e opiniões! Até a próxima!