Cada vez mais brasileiros estão transformando boas ideias em negócios. Por necessidade ou mesmo por vocação, muita gente tem o desejo de abrir o próprio negócio. No entanto, entre o sonho e sua concretização há uma série de passos e questões a serem respondidas. Em grande parte dos casos, a falta de um capital para dar o pontapé inicial no negócio e mantê-lo de pé acaba adiando o sonho dos candidatos a empreendedor.
Pensando nisso, listamos abaixo algumas dicas para você que tem espírito empreendedor, mas não dispõe de muito dinheiro para investir no momento.
O que você tem de melhor?
Não se aventure em áreas nas quais você não tem conhecimentos suficientes. Ao invés disso, busque um ramo de negócios que tenha a ver com as suas habilidades e dons. Isso fará com você corte custos, já que dependerá menos de fontes externas, consultorias e assistência para a sua entrada no mundo do empreendedorismo.
Teste a sua ideia
Antes de investir dinheiro para a concretização do seu negócio, verifique se a sua ideia é viável e se ela tem potencial de lucro. Nesse momento, pedir a opinião de amigos e familiares pode ser um ponto de partida, mas tenha em mente que eles não são observadores imparciais e podem ter dificuldade de te fazer críticas. Por isso, peça também a opinião de pessoas que não têm um vínculo emocional com você.
Considere ter um sócio
Duas cabeças pensam melhor do que uma. Por isso, ter um sócio pode ser uma boa forma de começar um novo negócio. No entanto, é preciso ter cuidado ao escolher esse parceiro, já que a relação de sociedade é quase tão complicada como um casamento. Esse sócio poderá investir recursos no negócio para impulsioná-lo em seus primeiros anos de funcionamento.
Reinvista sempre
Um dos maiores erros dos empreendedores de primeira viagem é buscar lucratividade precocemente e, com isso, atrapalhar o desenvolvimento da empresa. Principalmente se você tem pouco dinheiro para iniciar o negócio, o ideal é que todos os resultados sejam reinvestidos. Em tempos de crise econômica, deixar o negócio descapitalizado é um fato de alto risco e que pode comprometer o seu sonho.
Use seus próprios recursos
Conseguir um empréstimo bancário para iniciar um negócio não é das tarefas fáceis e pode se revelar uma verdadeira armadilha para o empreendedor. Isso porque a empresa pode demorar a dar lucro, enquanto a dívida manterá sua trajetória de aumento. Se o seu sonho, por exemplo, é abrir um restaurante, experimente começar fazendo alguns pratos em casa para vender para os amigos e familiares. Fazendo isso, você conseguirá alguma renda e tornará seu estabelecimento conhecido antes mesmo de ele ser aberto.
E você? Também tem o sonho de ser o próprio patrão? Divida conosco suas principais dificuldades nos comentários. Podemos fazer novos posts abordando esses temas.