A princípio, decorar um apartamento pode parecer tarefa simples, no entanto, é um verdadeiro desafio deixar o apê com a cara do dono. A construção dos imóveis é padronizada e, normalmente, o acabamento é básico, por mais que seja de bom gosto. Além disso, os apartamentos estão cada vez mais compactos o que torna a missão de decorar o imóvel ainda mais desafiadora.
Nessa empreitada de organizar e embelezar o imóvel, muitos proprietários acabam cometendo erros graves. Na hora de decorar a residência algumas gafes podem ocorrer e o efeito visual não é dos melhores.
Para evitar que esse tipo de problema não aconteça com você, preparamos uma lista das principais falhas cometidas na hora de decorar apartamentos. Conheça esses erros e fuja deles a todo custo!
Ter excesso de informações
Você é daquelas pessoas que sempre fica em dúvida entre um objeto decorativo e outro, mas acaba escolhendo os dois para levar para casa? É melhor se controlar! Ainda que as peças sejam bonitas, você deve priorizar o equilíbrio e moderação para que a aparência do apartamento não fique poluída.
Não exagere na quantidade de quadros, almofadas, plantas, esculturas, bibelôs, souvenires, tapetes, louças e afins. Além disso, opte por objetos que dialoguem entre si.
Fazer rebaixamento de gesso em pequenos apartamentos
É fato que os rebaixamentos de gesso podem deixar os imóveis mais elegantes e bem decorados, mas as famosas sancas só funcionam em grandes apartamentos, de preferência, com o pé-direito alto.
O rebaixamento de gesso em apartamentos pequenos pode causar o efeito de achatamento, o que faz o ambiente parecer ainda menor.
Usar cores muito escuras
Independentemente de o imóvel ser grande ou pequeno, o ideal é optar por cores claras, pois elas criam a sensação de limpeza e amplitude. As cores vibrantes ou mais escuras podem ser usadas em paredes únicas, móveis e detalhes decorativos, apenas como ponto de contraste.
Já cores sóbrias, como cinza, preto e marrom estão em alta no design de interiores, mas essas tonalidades também devem ser usadas com moderação, afinal, além de diminuírem o espaço visualmente, elas podem deixar o ambiente mórbido, monótono ou pesado demais.
Colocar pisos diferentes
Na decoração de apartamentos, um erro grave é investir em pisos diferentes para os ambientes. Esqueça aquela história de colocar porcelanato no banheiro, cerâmica na cozinha e laminado nos quartos e salas.
O ideal é apostar em um único tipo de piso, pois isso evita a delimitação dos ambientes e o recorte do espaço, ou seja, impede que o imóvel pareça menor.
Negligenciar a funcionalidade
Para acertar na decoração de apartamentos é preciso apostar na praticidade e funcionalidade. Priorize móveis compactos e versáteis, evite peças muito grandes e dispense itens muito difíceis de limpar.
Adquira objetos 2 em 1, monte ambientes integrados e organize o apê visando otimizar o espaço e garantir a área livre para a circulação!
Viu quantos erros podem ameaçar a beleza e funcionalidade da decoração do seu apartamento? Agora que você já sabe o que evitar, coloque seus novos conhecimentos em prática e deixe o seu lar mais lindo do que nunca!