Construir um prédio envolve uma série de decisões complexas. Mas talvez poucas delas sejam tão fundamentais quanto a escolha do tamanho do terreno. Isso se deve pelo fato de que o terreno impacta no preço final do imóvel, já que a localização e a infraestrutura do prédio serão baseadas por ele.
Com a expansão do número de empreendimentos imobiliários no Brasil nos últimos anos, está cada vez mais difícil encontrar terrenos que sejam bem localizados e ainda ofereçam um tamanho bom o suficiente para que se construa toda a infraestrutura. Dessa forma, saber o tamanho ideal necessário para a construção de um prédio pode ajudá-lo a decidir por qual terreno comprar. A seguir, nossas dicas:
Localização e infraestrutura
Sempre se soube que a principal qualidade de um imóvel é a localização. Mas com tantas opções próximas, essa imagem começa a mudar e cada vez se dá mais importância à infraestrutura que o prédio oferece. E essa infraestrutura é decidida a partir do tamanho do terreno.
Terrenos maiores permitem que se construa o prédio e também se inclua áreas lazer, piscinas, quadras de esportes e até mais vagas na garagem de cada morador. Na prática, isso significa que o empreendimento está criando vantagens para atrair mais compradores. Além disso, terrenos grandes podem permitir a construção de mais torres, pulverizando o custo do terreno.
Limitações físicas e legais
A partir da dimensão do terreno é preciso descobrir se há limitações físicas e legais para a obra. Muitas vezes um terreno grande é oferecido por um preço menor porque não permite que parte da área receba a construção.
Neste sentido, o tamanho ideal não será o maior pelo melhor preço, mas aquele que oferecer melhores possibilidades de construção. Limitações físicas e legais significam mais custos para terraplanagem e licenças ambientais. Além disso, há entraves burocráticos que podem parar a obra caso algum órgão público a considere danosa para o ambiente.
Posicionamento e dimensões reais
A posição do terreno e sua dimensão real também influenciam a busca pelo tamanho ideal, já que você pode priorizar terrenos menores mas com um melhor posicionamento. Neste ponto, já ter uma ideia sobre como será o prédio pode ajudá-lo na busca do terreno.
Em geral, a orientação solar norte estimula a venda de apartamentos, fazendo com que o preço deles suba. Conseguir um terreno que permita a construção nessa orientação certamente será uma vantagem para o empreendimento. Dessa forma, é possível que você queira sacrificar parte do tamanho em busca de uma melhor posição. A dimensão real, neste ponto, dará segurança de que você está comprando o terreno exatamente no tamanho que ele está sendo anunciado, evitando assim problemas futuros com ações na justiça.
Encontrar o tamanho ideal do terreno do seu prédio não significa encontrar o maior terreno, mas sim balancear tamanho, localização, orientação e possibilidades de construção. O preço também influencia, mas já é possível perceber uma média de mercado. Ou seja, terrenos semelhantes já não divergem tanto assim no preço.
Por último, tenha paciência e saiba negociar. Ainda há muitos bons terrenos disponíveis e o aquecimento do mercado os torna uma boa opção de investimento. Dúvidas? Aproveite os comentários abaixo para entrar em contato.