Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

10 jul 2014

Quando falamos de moradia, vários chavões clássicos nos vêm à memória: o sonho da casa própria, fugir do aluguel, “quem casa quer casa”, dentre tantos, todos eles elevando a compra do imóvel a um status de grande necessidade e vantagem, em detrimento do aluguel. Mas, será que em tempos de supervalorização imobiliária – “bolha”, alguns dizem, com valores nas alturas, motivados pela especulação – comprar ainda é realmente melhor negócio que alugar?

A dúvida acomete milhares de pessoas, em diferentes situações financeiras e de vida. Por isso, juntamos neste artigo alguns aspectos que devem ser levados em conta na hora de decidir pela compra ou aluguel de um imóvel – e, esperamos que sejam úteis no momento de fechar um bom negócio. Vamos a eles?

Mais vale um “apê” na mão…

Muita gente tem na ponta da língua um forte argumento a favor da compra do imóvel: trata-se de um bem, um patrimônio garantido que afeta muito a questão psicológica das pessoas. Afinal, se tudo der errado, existe um teto onde morar. Claro, comprar tem suas desvantagens – à vista, o aporte financeiro é alto, incluindo taxas como a de corretagem, e o financiamento mobiliza uma boa fatia dos ganhos mensais, enquanto os valores dos aluguéis tendem a ser mais baixos do que as parcelas de um financiamento.

Porém, alugar pode ser também sinônimo de muita dor de cabeça por conta da alta especulação – os reajustes estão cada vez maiores e acontecendo de forma arbitrária, apoiados por uma demanda que cresce cada vez mais nas grandes cidades. Não é nada agradável descobrir, de um mês para o outro, que o aluguel será reajustado, impactando de forma bastante negativa no seu orçamento.

Segurança e conforto

Dependendo da fase da vida em que você se encontra, não se pode ficar à mercê da volatilidade que é o mercado de locações – se você planeja casar e ter filhos, tudo o que você precisa é de segurança, e ter imóvel próprio é a melhor coisa a se fazer nesse sentido. A vida fica bem mais estável sem a possibilidade de reajuste de aluguel ou, muito pior, ter que mudar caso o inquilino queira o imóvel de volta. Além disso, possuir um imóvel é uma boa garantia em caso de percalços financeiros graves – sempre é possível vender o bem.

Outro aspecto importante a ser analisado é a possibilidade de configurar o imóvel para que fique do seu agrado e combine com o seu estilo – coisa praticamente impossível no caso do aluguel. Com o imóvel próprio, é possível reformá-lo e deixá-lo exatamente do seu jeito, alterando acabamento ou mesmo partes estruturais do imóvel – no caso de apartamentos, esse último quesito depende de prévia aprovação e deve seguir algumas normas, pois pode influenciar na estrutura do prédio como um todo.

No fim das contas, as vantagens e benefícios de possuir um imóvel próprio em detrimento do aluguel são tantas e tão importantes que configura mesmo a melhor opção. Agora é o momento de você, leitor, participar: qual a sua experiência com imóveis? Comprou, alugou, qual foi a sua opção? Faça bom uso dos comentários!

CTA_Compra-01

Posts Relacionados