Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

19 jan 2017

Comprar a casa própria é um sonho para grande parte dos brasileiros e, por isso mesmo, muitos pecam pela empolgação e acabam cometendo erros graves durante essa aquisição. O fato é que, independentemente da região do país, imóveis não são baratos e merecem todo o nosso cuidado e cautela.

É preciso estar atento a uma série de itens para evitar que algo tão positivo quanto a geração de patrimônio possa acabar trazendo dores de cabeça no futuro. Quer aprender a fazer isso?

Então, confira o conteúdo a seguir e conheça 4 dicas para comprar a casa própria com mais segurança:

Não comprometa demais a sua renda

Um dos erros mais comuns de quem está em vias de comprar a casa própria é comprometer demais a renda. Mesmo que os bancos e instituições financeiras ofereçam simuladores precisos, o fato é que apenas a própria pessoa pode estimular perfeitamente se as parcelas do financiamento cabem diante dos gastos e custos que ele realmente tem do dia a dia.

Mesmo quem paga à vista pode ter problemas, se a quantia secar completamente as reservas financeiras e deixar o comprador sem nenhuma saúde econômica. O essencial é juntar o máximo de dinheiro, cortar supérfluos, conversar com a família para evitar desperdícios e só fazer uma proposta que verdadeiramente caiba no seu orçamento.

Pesquise tanto quanto puder

Muitas pessoas acham que a crise financeira que o Brasil experimentou tornou o mercado imobiliário pouco propício para investimentos, mas a realidade é que conjunturas econômicas pouco favoráveis podem gerar excelentes oportunidades. As construtoras, por exemplo, estão repletas de imóveis remanescentes e oferecem boas condições para quem deseja comprar.

E mesmo as propriedades particulares podem sair com belos descontos. Muita gente está endividada e precisa de dinheiro rápido para saldar seus débitos. Dessa forma, uma proposta séria, ainda que abaixo do valor de mercado, pode ser suficiente para seduzir o dono e fazer com que ele feche negócio com você. Portanto, não tenha medo de pesquisar e tentar.

Fique atento à documentação

Não dá para comprar a casa própria sem antes fazer uma boa análise da documentação da propriedade. É preciso ter certeza de que o imóvel está legal perante a lei e também que ele não apresenta nenhum problema grave em sua papelada. Porém, ao contrário do que muita gente pensa, não é difícil fazer essa checagem antes de formalizar uma proposta.

Todos os documentos ficam disponíveis em órgãos públicos e podem ser checados por qualquer pessoa. Peça uma certidão negativa de IPTU e INSS, comprovante de quitação de serviços essenciais como água, luz e telefone, certidões negativas na justiça Criminal, Federal e Cível, além da matrícula atualizada no Cartório de Registros da região.

Verifique o passado da construtora

Imóveis na planta ou imóveis remanescentes podem ser uma excelente alternativa em tempos pós-crise. Muitas construtoras investiram em belos empreendimentos residenciais e gostariam de vender todas as unidades, pois isso viabiliza o investimento necessário para as próximas construções.

Porém, para ter segurança, é preciso verificar o passado da empresa. Use a internet e verifique se existem muitas reclamações não atendidas em sites do gênero. Conversar com pessoas que compraram propriedades já prontas também é uma boa ideia para saber se houve algum tipo de problema. Por fim, você pode visitar uma obra da organização e checar se conta com a qualidade que você espera.

Essas são algumas dicas para comprar a casa própria com maior segurança! Gostou do conteúdo? Deixe a sua opinião nos comentários!

Posts Relacionados