Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

01 ago 2016

Muita gente sonha em ter a casa própria e sair do aluguel, por mais que esse seja um desafio dos grandes. Pesquisas apontam cerca de 40% dos brasileiros tem a ideia de comprar um imóvel como prioridade. Mas, mesmo em tempos de crise, é possível se organizar financeiramente para começar a transformar esse tipo de sonho em realidade.

Nessa hora é preciso muita força de vontade e dedicação, principalmente para aqueles que não estão muito acostumados a ter uma regularidade financeira. Entretanto, o mais importante não é o tamanho do seu salário, mas sim a forma como você lida com ele.

As dicas abaixo foram pensadas especialmente para ensiná-lo como comprar um apartamento. Confira:

1 – Faça um planejamento e um bom controle dos gastos

Esse é o primeiro passo e também o mais importante. Primeiro, você precisa estudar o valor do apartamento que pretende adquirir ou definir um valor máximo de imóvel. Em seguida, anote seus ganhos e seus gastos para avaliar com calma o quanto você poderia economizar mensalmente. Aqui é onde você coloca tudo na ponta do lápis, até simulações de financiamento.

Dica: nos próximos 30 dias, inclua todos os seus gastos em uma planilha de Excel (ou mesmo em um caderno). O fato de saber para onde cada centavo está indo vai trazer muito mais clareza sobre o uso do seu dinheiro.

2 – Corte supérfluos

Você pode até não perceber, mas, com certeza, existem diversos gastos desnecessários na sua rotina. Pode ser aquele cafezinho a mais, aquele dia em que você preferiu pegar um táxi ao invés do ônibus ou até a balada do fim de semana. Sem dúvida, depois do exercício do item 1, vai ficar fácil entender que gastos são esses.

Comprar um imóvel é dar um grande passo. Para isso, é fundamental que você entenda que é preciso estipular prioridades e que os cortes de gastos são quase inevitáveis. Contudo, não encare essas pequenas privações como sacrifícios. Ao invés disso, pense nos cortes como aliados na realização do seu sonho.

3 – Poupe um valor todo mês

Mesmo que você tenha algum dinheiro guardado, a compra de um apartamento é um grande comprometimento em termos de dinheiro. Por isso, é bom você ir se acostumando a separar uma quantia do que recebe mensalmente.

Defina um valor de depósito e não mexa naquela quantia. O ideal é colocar o dinheiro em uma conta que você não movimente, como uma poupança ou até mesmo uma aplicação de renda fixa (que tem baixo risco, mas rende mais juros). Assim, você vai se acostumar a não depender daquele valor e quitará as futuras parcelas da compra com muito mais facilidade.

4 – Livre-se das dívidas

Se você não tem nenhuma dívida atualmente, já está um passo a frente. Agora, se existe alguma pendência, nem cogite dar início a um novo investimento sem quitar o que você deve. Isso pode virar uma bola de neve e fazer você pode passar por situações de dificuldade.

Procure não fazer compras a prazo, principalmente aquelas que envolvam cartões de crédito, já que os juros são extremamente altos — ficar devendo para o banco, definitivamente, não é o que você quer. Tente negociar suas dívidas e quitá-las o mais breve possível.

A chave para qualquer nova aquisição é a organização, mesmo que você não receba um salário exorbitante. Se conseguir seguir as dicas acima sobre como comprar um apartamento e se manter focado no seu objetivo, você tem tudo para realizar o seu sonho.

Você já conhecia essas dicas de como comprar um apartamento? Sabe algum outro ponto relevante que deve ser considerado antes de adquirir um imóvel? Compartilhe-o com a gente!

Posts Relacionados