Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

17 out 2017

Móveis revestidos com tecido, como o sofá, ou até mesmo com partes de estofado, como bancos e cadeiras, precisam ser limpos da forma correta para evitar manchas, desgaste do material ou acúmulo de umidade, que pode levar ao apodrecimento ou mofo.

Como limpar esses móveis sem um bom banho de balde? É possível! Separamos algumas dicas para você não deixar os estofados de fora da faxina. Mas lembre-se: antes de tentá-las, é bom conferir as indicações do fabricante para ter certeza do material utilizado e suas instruções de lavagem.

Remova a poeira

O aspirador de pó é o maior aliado de um sofá bem limpo. Sem usar água ou sabão, ele consegue remover pó e migalhas que se acumulam nas dobras do tecido. O processo é rápido e pouco trabalhoso. Por isso, é possível manter uma boa frequência de aspiradas no móvel.

A maioria dos modelos disponíveis no mercado contam ainda com bicos diferenciados, que permitem a utilização para diferentes funções, como escovar o tecido ou soprar ar quente para secá-lo. Existem também rolos adesivos descartáveis que podem ser utilizados em superfícies de tecido como ótimo removedor de pó, ciscos e plumas.

Receita básica: sabão e água

Para a limpeza propriamente dita, o ideal é uma receita simples: o uso de detergente líquido neutro. Misture em um balde um pouco de sabão neutro e água, e aplique a solução com um pano umedecido. Para não danificar o seu móvel e formar bolinhas, esfregue o pano sempre no sentido do tecido, nunca em círculos ou de lado.

É possível também encontrar alguns produtos que são próprios para a limpeza de sofás e tecidos. Mas sempre fique atento aos rótulos: não é recomendado utilizar aqueles que contenham cloro ou sabão em pó, porque eles são abrasivos e podem desgastar o material.

O poder do vinagre

Além do uso na culinária, o vinagre também é um agente poderoso de limpeza para vários móveis e ambientes do seu apartamento. Isso porque ele é rico em ácido acético, substância que age como desengordurante, eliminador de odores e desinfetante, sem agredir o material.

Mas para o caso de tecidos, recomenda-se o uso do vinagre branco ou o de álcool, porque estes não possuem corantes e nem odores. Para limpeza, basta misturar em um balde um litro de água para ¼ de vinagre. Molhe uma flanela seca na solução, sem encharcar, e aplique sobre o tecido, esfregando. Também pode ser aplicada com um borrifador de água. Finalize passando um pano seco para retirar o excesso e deixe secar naturalmente.

Finalizando

Para deixar o móvel com um odor agradável de limpeza, o amaciante é uma ótima opção. Como trata-se de um produto próprio para tecido, ele pode ser utilizado sem problemas no tecido dos móveis. Basta misturar uma colher de amaciante com água em um borrifador e aplicar sobre a superfície, esfregando com uma flanela macia.

Impermeabilização

Para evitar o acúmulo de sujeira e aparecimento de manchas, uma boa alternativa é impermeabilizar os estofados.  A impermeabilização é a aplicação por pressão de um polímero sobre a superfície, tornando o tecido repelente a líquidos. Esse processo cria um campo magnético que repele líquidos derramados, e não altera a cor, textura ou maleabilidade do tecido.

Gostou das dicas? Fique ligado nas nossas redes sociais e receba sempre mais conteúdos como esse.

Posts Relacionados