Comprar um apartamento na planta é uma coisa que pode deixar os consumidores um tanto quanto inseguros. Por isso vale a pena ser bastante cauteloso na hora de averiguar o imóvel novo que se deseja comprar. Que tal ver algumas dicas importantes para você ficar seguro ao fazer esse tipo de transação imobiliária?
Entenda o seu perfil de comprador
Muitos anúncios oferecem imóveis excelentes e com ótimos benefícios, mas além desses pontos positivos, você deve prestar atenção na localização do empreendimento e na infraestrutura do bairro, pois esses parâmetros poderão trazer de benefícios para sua rotina e seu estilo de vida.
Não ultrapasse seu limite de pagamento
Uma das coisas mais importantes é escolher uma proposta de financiamento com a qual você possa realmente arcar, sem comprometer mais do que 30% de sua renda mensal. Busque fazer simulações nas instituições financeiras, a fim de entender o limite de parcelas e os valores que você poderá assumir.
Não planeje um compromisso por conta da entrega do imóvel
Muita gente combina as datas de casamento, a venda de outro imóvel ou situação que tenha um vínculo de dependência com a aquisição e entrega do imóvel. O grande problema é que pode haver atraso na obra, ou algo do tipo, e a falta do imóvel na hora mais esperada pode lhe trazer uma grande decepção. Leve em conta que os contratos de construção trazem cláusulas onde se prevê a eventualidade de se atrasar a obra em até 180 dias.
Confira a documentação do apartamento na planta
As características do imóvel levantado devem estar de acordo com o Registro de Imóveis, confira se esses dados estão coerentes no cartório e se os materiais usados na obra estão em consonância com o memorial descritivo do imóvel.
Visite o stand de vendas mais de uma vez
É muito importante visitar o stand de vendas mais de uma vez, porque comprar um apartamento na planta por impulso pode não ser a melhor escolha, pois é muito importante ler bem o contrato e os demais documentos antes de concluir a compra. Quando você toma medidas bem raciocinadas, você passa a ter mais confiança e conhecimento para fazer a sua transação imobiliária. E você, está pensando em comprar um apartamento na planta? Tem dúvidas sobre o assunto? Compartilhe-as com a gente e continue navegando no blog!