O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), criado pelo Ministério do Trabalho do governo Federal, visa garantir que o trabalhador tenha uma reserva financeira. Tal recurso é pago pelo empregador e pode ser utilizado posteriormente para compra de uma casa própria. Porém, para saber como usar o FGTS para comprar imóvel, é necessário seguir algumas regras e requisitos, que iremos explicar nos tópicos abaixo.
Sonho da casa própria se torna possível
De uns tempos para cá, ficou muito mais fácil conseguir realizar o sonho da casa própria e deixar de pagar aluguel em nosso país.
O uso do FGTS pode ser tanto para a compra e/ou construção de um imóvel, quanto para amortização ou liquidação de saldo devedor do financiamento da casa própria, ou, ainda, para pagamento das prestações. Já o programa Minha Casa Minha Vida possibilitou o financiamento com melhores condições a uma grande parcela da sociedade.
Os compradores que desejam usar o FGTS para comprar imóvel podem escolher entre os que se encontram na faixa de valor definidas e com financiamento pelo Sistema Financeiro de Habitação. Já os financiamentos podem ser feitos com qualquer agente financeiro.
Requisitos necessários para uso do FGTS na compra de imóvel
Para poder utilizar o FGTS, a pessoa precisa cumprir alguns requisitos. São eles:
1) ter no mínimo três anos de carteira assinada;
2) não ter nenhum outro financiamento de imóveis no Brasil;
3) não ter mais de um imóvel no mesmo estado;
4) ter residência fixa ou emprego no local onde deseja comprar o imóvel com o FGTS.
Outra dúvida sobre o assunto trata-se da documentação
É necessário apresentar os documentos pessoais básicos que comprovam a possibilidade de utilizar o Fundo, como RG, CPF, certidão de nascimento/casamento, carteira de trabalho e comprovante de endereço e os documentos de regularidade do imóvel, como o IPTU.
A escolha do imóvel certo
Após verificar a viabilidade de usar o Fundo de Garantia para compra de seu imóvel, surge a parte mais importante: a escolha ideal. Aqui, você precisa ter em mente se deseja uma casa ou apartamento, deve analisar a localização, como caracterização do bairro, se há índices de violência, se é acessível e tem comércio (padarias, mercados, farmácias) perto. Todas essas questões valorizam ou não o imóvel. Você pode encontrar outras dicas sobre os cuidados antes de comprar seu primeiro imóvel aqui.
Outra questão fundamental para análise é pesquisar sobre a construtora, imobiliária ou agente intermediador da compra. A idoneidade, responsabilidade ambiental e social também deve ser considerada. Os consumidores podem pesquisar sobre reclamações, se realmente os consumidores ficaram satisfeitos ou não. Tudo isso resultará no melhor negócio possível.
Desejamos um ótimo negócio!
O objetivo de escrever sobre esse assunto é ter ajudado você a entender melhor como usar o FGTS para comprar imóvel. Apresentamos as principais regras e dicas sobre o assunto e esperamos que você faça um excelente negócio. Mas agora queremos saber sua opinião. As informações foram úteis? Há algum outro comentário que deseja compartilhar? Deixe seu comentário abaixo.