Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

24 out 2014

Controlar as finanças de casa não é tarefa fácil, ainda mais quando não temos uma educação voltada para a economia. O custo de vida aumenta de maneira exponencial e os nossos rendimentos nem tanto. A consequência é que nosso poder de compra se reduz, fica cada vez mais complexo viver e as dificuldades financeiras podem surgir. Do lado positivo, existem algumas atitudes que contribuem para você não perder o controle e que deixam suas finanças mais moderadas e tranquilas. Quer descobrir alguns segredos para não passar apuros e dormir sem dores de cabeça? Leia a seguir!

Saiba ao certo quanto entra e quanto sai

O primeiro passo para se ter ideia de quanto se pode gastar é saber quanto se recebe. Calcule quais são os rendimentos mensais de todos os membros economicamente ativos da família. Essa é a única maneira de ter uma noção de quanto está disponível para os gastos mensais. Além disso, tenha um controle dos seus gastos fixos, aqueles que invariavelmente você terá que pagar: aluguel, contas de água, luz, telefone, internet, mensalidades de escola e plano de saúde, entre outros. Esse dinheiro você já deve descontar daquele que entra, pois ele já tem um destino certo.

Gaste menos do que você ganha

Uma vez que você sabe ao certo quanto entra e quanto sai em despesas fixas, é hora de fazer um saldo positivo. Planeje-se para não fazer dívidas em cartões, comprando coisas supérfluas ou que não sejam estritamente necessárias. Procure ainda fazer uma poupança e aplicar uma quantia fixa mensalmente. É muito importante poupar, pois nunca se sabe quando você precisará de dinheiro.

Evite o cheque especial

Não tem coisa mais perigosa para uma pessoa ou família que entrar no cheque especial. Os juros são abusivos e vale a pena tentar praticamente tudo para evitar isso. Uma vez que você o utiliza, é quase impossível se desvincilhar, e você acaba caindo em um verdadeiro buraco negro financeiro.

Prefira pagar à vista

Outro erro comum é sair parcelando tudo, pois quando nos damos conta, há um rombo na fatura do cartão. Tente pagar à vista, pois além de melhorar seu planejamento é possível conseguir bons descontos nas compras.

Eduque sua família

Adote o consumo consciente na sua residência! É indispensável criar bons hábitos em termos de gestão e organização doméstica. Converse e exponha essa vontade, estimulando todos a diminuir o tempo dos banhos, a apagar a luz dos cômodos e desligar os eletrodomésticos das tomadas quando não estão em uso. Evitar longas conversas ao telefone também contribui muito para a economia diária. É importante entender que economizar é uma necessidade, pois nunca se sabe quando precisaremos de dinheiro. E, além disso, ter uma reserva financeira é interessante também para que alguns sonhos, como o do carro próprio ou casa própria, possam realmente se concretizar.

Com essas dicas as finanças da sua casa estarão seguras e você poderá aproveitar melhor e com mais tranquilidade a sua vida. Todos na família precisam participar, mas pode partir de você o pontapé inicial para incentivar a economia familiar. E você, já age dessa forma em sua casa? Conte para a gente através dos comentários!

CTA_Compra-01

Posts Relacionados