Pode até ser que você pense que a sustentabilidade e a ideia de garantir o futuro para as gerações que virão não passem de um modismo que, quando aplicado nas residências, deixam esses espaços mais descolados e tal. Porém, saiba que aderir a modelos de construção que sejam mais ecológicos ou praticar gradativas mudanças em favor do reaproveitamento de materiais, por exemplo, podem efetivamente melhorar a sua qualidade de vida, ao mesmo tempo em que ajudam a natureza. Que tal descobrir algumas práticas interessantes nesse sentido para a hora de decorar ou reformar o novo apartamento?
Instale captadores de energia solar
Utilizar equipamentos de captação de energia solar é um ótimo recurso para reduzir sua conta de energia elétrica, além de atenuar o consumo dos recursos não renováveis do planeta. Você deve pesquisar se é possível a instalação correta dos painéis solares, visto que devem estar em angulação favorável para fazer a boa captação das radiações solares e na quantidade ajustada para seu próprio consumo.
Aproveite a ventilação natural
Na hora de levantar paredes ou posicionar móveis, não seja descuidado com o planejamento da ventilação. É importante que a passagem de vento não fique obstruída, deixando que o ar fresco circule normalmente nos espaços do local. Portanto, facilite a ventilação natural que há na residência.
Incentive o uso de iluminação natural
Procure construir ou reformar janelas de maneira que elas possam permitir a maior incidência da luz de fora. Use janelas grandes, muretas de vidro e artefatos que rebatam a luz natural. Na hora de planejar os ambientes, pense bastante sobre as cortinas e persianas de modo que elas não bloqueiem a luz solar.
A iluminação natural é mais confortável e seu bom aproveitamento durante o dia consome menos energia elétrica. Quando for utilizar a luz artificial, dê preferência as lâmpadas de LED ao invés daquelas fluorescentes ou incandescentes. As de LED são mais caras, contudo bem mais duráveis e econômicas.
Opte por cores claras
As paredes de cor clara refletem mais a luz solar e mantêm os ambientes mais frescos. Ou seja, são ótimas opções para os lugares de clima quente. Além disso, quando for pintar as paredes, prefira usar tintas naturais e ecológicas (que são feitas sem aditivos sintéticos ou derivados de petróleo prejudiciais ao meio ambiente).
Cultive plantas em alguns ambientes
Pequenas mudas depositadas em vasinhos, arbustos e plantas florícolas já conseguem melhorar bastante o ar dos ambientes do imóvel. Além disso, caso queira investir no cultivo de hortas e na plantação de ervas e condimentos, haverá, com certa, um enriquecimento significativo da alimentação das pessoas.
É importante manter as plantas em local arejado, de preferência nas salas, áreas de serviço e terraços.
Compre móveis eco-friendly
O reaproveitamento de materiais no mobiliário pode ter resultados de alta qualidade estética e de resistência. Há móveis feitos de bambu e madeira de reflorestamento, além de plásticos, metais, vidros e outras matérias-primas recicladas ou reprocessadas.
Tente reaproveitar a água da chuva
É possível instalar um sistema de calhas em casas que permita a coleta de água da chuva até uma cisterna. Deste compartimento, a água poderá ser aproveitada para lavar pisos, paredes e até ser utilizada na descarga do sanitário, usando, assim, menos água da tubulação pública.
E então, ficou animado para montar a sua nova residência com iniciativas sustentáveis? Compartilhe suas ideias com a gente e fique ligado em novidades no blog!