Véu e grinalda, muitos convidados, igreja decorada, animação de sobra na festa e, é claro, uma viagem inesquecível de lua de mel – realizar o sonho do casamento é um objetivo de vida para muita gente, mas a situação pode apertar um pouco quando chegarem as contas. Casar hoje exige a mobilização de um grande volume de recursos, que se não forem bem administrados, podem resultar em dívidas e em muita dor de cabeça. Economizar, então, é a palavra de ordem! Confira nossas seis dicas para poupar recursos no casamento e curtir a vida a dois de forma bem tranquila!
Planejamento
Como em qualquer outro grande investimento, planejar os gastos com o casamento é fundamental para se ter um bom controle do processo e não deixar o orçamento extrapolar. Para tal, é recomendável que se faça muita pesquisa e comparação de preços – procure pacotes que incluam vários serviços e itens ao mesmo tempo –, além de otimização de fornecedores. Montar uma planilha ajuda muito!
Imóvel
O novo lar dos recém-casados é um dos itens mais importantes dessa preparação para a nova vida a dois, e cuidados especiais devem ser tomados, principalmente com relação ao aspecto financeiro. O ideal é se planejar para financiar um bom imóvel e escapar a todo custo do aluguel – afinal, nada melhor do que construir um patrimônio em comum, no qual o casal possa dar sua cara ao ambiente e viver tranquilamente em sua casa própria!
Cerimônia e recepção
Quem já passou pela experiência, sabe: quanto mais se avança na organização de um casamento, mais detalhes aparecem para serem resolvidos, e mais se gasta. Nesses casos, para economizar, o ideal é seguir as atuais tendências de “do it yourself”, ou “faça você mesmo” – por exemplo, fazer a decoração dos ambientes por conta própria, usando peças próprias, de estilo “vintage” e que signifiquem algo para os noivos. No caso do uso de flores, decorar com as plantas da estação barateia em muito os custos.
Convidados
Passar e repassar diversas vezes a lista de convidados, reduzindo o número de pessoas estritamente ao essencial, ajuda a reduzir a aliviar os custos do casório. Faça as contas: menos convidados significa menos mesas, menos decoração das mesas, menos toalhas e menor quantidade de comida no buffet. Economia garantida!
Vestido da noiva
Outro item que pesa de forma considerável no orçamento matrimonial é o vestido da noiva. Para economizar e dar um toque de tradição, usar o mesmo vestido da mãe ou da avó é uma ótima opção. Alugar o vestido também é uma alternativa mais barata do que comprá-lo – e, se subir ao altar com uma peça que já foi usada por alguém desconhecido não for uma ideia muito agradável, é possível encontrar vestidos de “primeiro aluguel”.
Fundo de reserva
A última dica é estratégica: ao longo dos meses (ou anos, quem sabe?) que antecedem o casamento, é recomendável fazer um pequeno fundo de reserva para caso algo aconteça e surja uma nova necessidade. Afinal, imprevistos acontecem!
Queremos agora saber como está sendo a experiência de vocês, noivos! Participem das discussões nos comentários abaixo!